As bases do networking são cultivar uma rede de contatos profissionais com o objetivo de desenvolver uma carreira ou novos negócios. Mas será que aparecer o tempo todo é realmente vantajoso? Entenda quais atitudes podem ser vistas como negativas para a sua rede.
Trace seu roteiro
O primeiro passo é pensar qual o seu objetivo final, o que você precisa? Novos clientes, vendas, aumentar a sua rede de indicações ou informações? Pense bem e planeje como vai abordar essas pessoas. As regras são as mesmas on e off.
NUNCA tente se aproximar de alguém fingindo intimidade, isso é anti-profissional e não passa seriedade. Construa relações sólidas, elas te trarão muito mais resultado, no networking o que vale é a qualidade e não a quantidade.
Comece pelos contatos secundários
Os contatos secundários nas redes sociais, são aquelas pessoas que são amigos de seus amigos, no LinkedIn, por exemplo, eles aparecem com uma indicação ao lado no nome, comece por eles, e NÃO por grandes CEOs de grandes empresas, as chances de ser respondido é muito maior.
A partir de então aprenda a aguardar respostas e dar um tempo para que o outro entre em contato, não sufoque seus contatos com notificações exageradas, também evite chegar pedindo favores, afinal a pessoa ainda nem te conhece. Lembre-se que para funcionar, a outra pessoa precisa estar interessada, como em todos os relacionamentos humanos.
Tenha hora e local para tudo
É importante se manter ativo nas redes, postar conteúdos e informações sobre o seu negócio, mas cuidado com qual lugar e horário você está escolhendo para as postagens. Respeite os horários de descanso de seus parceiros, redes como o WhatsApp, podem ser muito invasivas dependendo do horário.
Guarde suas opiniões polêmicas
Muito cuidado ao expor qualquer tipo de opinião que possa ofender ou contrariar a pessoas com quem você pretende criar relações, entenda que nesse momento, é melhor evitar qualquer assunto que cause mal-estar. É importante ser autêntico, mas há maneiras de driblar essas situações sem causar uma quebra no contato.
Não tente ser o que não é
Essa dica vai para quando aquele cliente não te responde, nesse momento você deve pensar se realmente o seu negócio é vantajoso para ele, se sim mostre, mas se não, passe para outro que trará mais resultado. Devemos admitir que para alguns mercados o nosso simplesmente não faz sentido no momento e tudo bem.
Essa dica vai também para quem tenta mostrar algo que não é, principalmente nas redes sociais, isso não se sustentará por muito tempo, então tente ser o mais realista possível. Com a internet e todos estando conectados, você será facilmente confrontado.
A dica final é, busque por redes e programas de networking, na Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), existem grupos que visam o aumento dessas conexões. O programa AC Networking promove reuniões para transformar um encontro em geração de negócios para os participantes aumentarem seus resultados comerciais. No período atual, as reuniões continuam acontecendo, mas online. Para mais informações entre em contato conosco no e-mail atendimento@acicampinas.com.br, telefone (19) 2104-9200 ou WhatsApp (19) 99607-7604
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