Quando planejamos apresentar uma nova ideia, ou um novo projeto a potenciais clientes ou parceiros, é importante levar essa iniciativa a sério e se planejar, tanto para saber o que precisa ser dito, como também para responder de forma satisfatória as possíveis dúvidas. Por isso, há alguns passos necessários para a criação de uma boa apresentação. E não é tão difícil quanto parece.
Leia o artigo até o final para descobrir como receber conteúdos exclusivos sobre o assunto e entender como planejar, elaborar e apresentar sua empresa/produto de forma eficaz:
Como elaborar o tema da apresentação
Lembre-se, ninguém conhece o seu negócio como você, por isso, é fundamental já nos primeiros instantes passar credibilidade, clareza e certeza sobre o que está dizendo.
Demonstre em sua apresentação dados, novidades e informações que realmente possam agregar valor ao ser interlocutor. No entanto, não se esqueça de que a estética é de extrema importância, evite apresentar textos ou vídeos longos, é fundamental que a apresentação seja dinâmica.
Dica extra: Cuide para não repetir a apresentação ao mesmo público, isso passa a impressão de desleixo e falta de profissionalismo. Ou seja, renove e atualize continuamente as suas apresentações. Saiba também: O que NÃO fazer no networking online
Como apresentar
É desaconselhável ler diretamente o que está escrito na apresentação. Coloque as informações em tópicos e discorra sobre o assunto ao longo da apresentação.
Também é imprescindível saber quem é o seu público, tanto para vestir-se adequadamente quanto entender a conveniência de ser mais técnico sobre o assunto mais acessível a respeito de algumas informações. É essencial que as pessoas assimilem e se interessem pelo o seu produto. Entenda em 3 passos simples.
Dica extra: Caso não tenha muita experiência ou faltem boas idéias para a criação de apresentações, use o canva.com para ajudá-lo na elaboração, pode ser uma opção muito bem-vinda.
Em caso de contratempos
É normal que aconteça algum contratempo antes ou durante a sua apresentação. Porém, é fundamental se manter calmo e seguro. Em muitas ocasiões, a maneira como você supera e contorna um imprevisto, demonstra o seu o seu nível de profissionalismo e preparo.
Caso as intercorrências sejam mais sérias e o impossibilitem de apresentar o conteúdo, é de extrema importância avisar com antecedência e, se possível, indicar um substituto e desculpar-se.
É também interessante enviar sua apresentação com antecedência. A medida é fundamental para testar e evitar problemas, como o de algum conteúdo em vídeo apresentar problemas de execução. Para apresentações mais curtas, veja essas 4 dicas para um meeting breve e eficiente.
Marketing pessoal e networking
Além de saber “vender” o seu negócio e produtos, também é indispensável saber como divulgar sua marca pessoal, ou seja, fazer com que você se destaque e, consequentemente, aumentar seu networking.
Participar de grupos de networking se tornou determinante para ajudar a vender o seu negócio de forma assertiva, encontrar novos parceiros, conhecer novos fornecedores, melhorar seu marketing pessoal e aumentar a sua rede de contatos. Saiba se está fazendo seu Marketing Pessoal de forma correta clicando aqui.
Lembre-se, você não deve passar em branco, não pode ser apenas mais um, precisa fazer com que as pessoas se lembrem de quem você é após a reunião. Saiba como apresentar seu negócio de uma maneira inovadora.
Grupos de Networking
Caso se interesse em participar de uma rede de contatos com o objetivo de gerar novos negócios e, desse modo, melhorar sua performance em apresentações, procure e faça parte de grupos de networking.
Atualmente, o grupo de networking referência no mercado, principalmente na região de Campinas, é o AC Networking. Funciona de forma semanal no modelo híbrido - com reuniões on-line, mas também presenciais na sede da ACIC.
O programa já gerou mais de R$18 milhões em negócios fechados. Saiba como fazer parte dele.
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