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Combinação perfeita: aprenda a fazer networking em eventos em 5 passos infalíveis

Se você pretende conhecer novos contatos e interagir com eles, é necessário que você seja visto por essas pessoas. Uma maneira que vem sendo muito utilizada por empreendedores, é fazer networking em eventos.


Afinal, uma boa rede de contatos pode render ótimas negociações e grandes oportunidades no meio empresarial. Muitos estudos comprovam que essa prática surte um grande efeito para parcerias e negociações.

Para isso, algumas atitudes são fundamentais para que o seu contato seja assertivo e que sua rede aumente.


1- Saiba procurar


Mapear os eventos mais conhecidos do seu setor, como, por exemplo, feiras, convenções, palestras, fóruns, entre outros. Esse é um passo muito importante para que você possa iniciar uma estratégia e realizar networking. Pesquise sobre quem irá palestrar, pois, no momento de realizar abordagens, você terá assuntos em comum com os outros participantes.


Após escolher quais eventos você pretende ir, lembre de mostrar o quanto você está interessado em participar, curta as redes sociais dos organizadores, confirme presença no facebook, isso te ajudará a saber quais pessoas irão comparecer ou que tenham interesse.


Liste seus objetivos e pessoas que sejam interessantes para você conhecer, dessa forma, será mais fácil falar com potenciais clientes ou até mesmo fornecedores.


2- Programe-se


Lembre-se de estar com seu pitch na ponta da língua, você não terá mais que 60 segundos para apresentar o seu trabalho ou negócio para as outras pessoas. Afinal, esse curto discurso é sua primeira conexão com os outros participantes.


Além disso, muitas pessoas comparecem em eventos após um dia cansativo, com isso, costume ser breve ao falar sobre seus projetos, diga o que realmente seja relevante. Uma conversa mais detalhada pode ser marcada, mas para isso, não esqueça de pedir um cartão de visitas.


3- Seja ouvinte


Sempre é bom falar da gente, mas, para que o networking em eventos seja certeiro, é necessário que você saiba ouvir as pessoas que aborda. Criar grandes diálogos causa a impressão de prepotência para quem está ouvindo. Muitas vezes, escutar faz com que você aprenda bem mais do que falando de si mesmo.


4- Não fique parado


Não tenha vergonha e não espere que as pessoas procurem por você, vá até elas. Mas lembre-se, não seja inconveniente, espere o momento certo para abordar uma pessoa, nunca corte alguém no meio de uma conversa para que você possa se apresentar, isso pode causar efeito contrário, além de ser deselegante.


O momento ideal para fazer abordagens assertivas é o do coffee break ou intervalos de palestras, dessa forma, você não perde o conteúdo e também não atrapalha quem está assistindo.


Para você não perder o contato das pessoas com que você conversou, utilize o Linkedin e não seja tímido para enviar solicitação e adicioná-las, por meio desta rede social, será mais fácil restabelecer contatos.


5- Faça follow


Após pegar os contatos, faça um filtro das quais mais interessa para o seu negócio e que tenha maior sinergia, inicie um novo diálogo. Um e-mail bem elaborado, com assuntos relevantes falando um pouco mais sobre seus negócios, pode render uma reunião com esse potencial contato.


Por isso, em eventos não exite em trocar muitos cartões, dessa forma, você conseguirá pegar os contatos de outros empresários.


Uma dica importante para lembrar quem é quem, no meio de tantos cartões, vale anotar referências sobre a pessoa ou o assunto da conversa, isso te ajudarál na hora dos follows-ups.

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