Um empresário precisa estar sempre preparado para se apresentar para possíveis investidores ou consumidores em eventos, grupos de negócios ou até mesmo em uma simples conversa de elevador. O ideal é que você tenha um discurso pronto, objetivo e resumido e que você consiga explicar sobre a sua empresa em cerca de 60 segundos.
É importante ser efetivo na sua apresentação. "Para ouvintes que têm pouco conhecimento, procure fazer um pitch mais básico, para aqueles que têm know-how sobre o seu segmento, apresente um pitch mais avançado" recomenda Cassio Spina, fundador da rede Anjos do Brasil, no livro Dicas e Segredos para Empreendedores.
Assim como explicado anteriormente neste artigo, explicaremos como desenvolver um pitch rápido com base nas ideias de outro excelente autor, Simon Sinek, escritor de "Comece pelo porquê".
Muitas pessoas, ao contar sobre o seu negócio sempre inicia falando sobre suas tecnologias, métodos, produtos, como são melhores que os concorrentes e até sobre melhores formas de pagamento. Porém, falar diretamente sobre o que você faz ou como faz não inspira confiança, não gera fidelidade e muito menos, interesse do seu ouvinte.
Você pode até conseguir vender um produto ou serviço utilizando esse método, mas, essa estratégia é persuasiva e não inspiradora, e dessa forma, dificilmente será possível fidelizar seus clientes, pois, é só aparecer uma empresa que oferece o mesmo produto ou serviço com um preço menor e pronto, você acaba de perder o seu cliente para o concorrente.
Isso acontece porque a maioria das empresas não compartilham o “porquê” fazem o que fazem. Dessa forma, você não encontrará possíveis consumidores que compartilham dos mesmos valores e que sejam fiéis à marca.
Pense no seguinte exemplo: Por qual motivo a Harley-Davidson se diferencia das outras marcas de motocicletas? Essa marca não se considera somente uma montadora de motos, ela inspira as pessoas. Ela não começa falando sobre as especificações de suas motos, mas sim, sobre a razão da marca existir.
A marca acredita que as pessoas podem ser livres para expressar sua verdadeiras identidades e seus estilos, esse é o seu propósito e sua verdadeira paixão. Ela tem como compromisso proporcionar as melhores experiências para os seus clientes. Como? Inovando. O que? As suas motos. Então, se você quer tudo isso, já sabe qual marca comprar.
Percebe a diferença? A Harley-Davidson começa seu pitch pelo porquê, e só depois foca em como e no que faz. Essa estratégia inspira a ação e conquista a confiança fazendo com que as pessoas se identifiquem com a marca, a ponto de esperar semanas pela encomenda da moto e, para os mais apaixonados, até fazer tatuagens com o logo.
Esse tipo de discurso aproxima as pessoas da sua empresa, fazendo com que não te enxerguem somente como um vendedor, mas sim, como uma solução.
Ao entender o significado do porquê da sua empresa existir, será mais fácil explicar sobre ela. Sendo assim, pense na forma como você contaria a história do seu negócio e o motivo pelo qual você acredita que ela seria a melhor escolha do seu consumidor, lembrando sempre de ser objetivo e eficiente.
Por fim, assim como informado no início deste artigo, uma forma eficiente para fazer esse tipo de apresentação é em grupos estratégicos. A ACIC oferece o AC Networking, que hoje possui 8 grupos de empresários, a fim de auxiliá-los no desenvolvimento de suas redes de relacionamento com indicações assertivas e gerando negócios. Para conhecer mais sobre os grupos, clique aqui.
Agora é só treinar, resumir a sua apresentação e fazer muitos negócios.